20-04-2018

Estão encontrados os 10 projetos finalistas da 10.ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas. São eles:

 
As sete mulheres de Jeremias Epicentro
Esta é uma ópera cómica com tecnologias wearable. Cenografia e som, luz e vídeo são manipulados por um dispositivo vestível pelas cantoras. Às artes de palco convencionais chega a tecnologia multimédia interativa.

Futou
De um projeto colaborativo de design nasce um conceito de calçado que visa recuperar a tecelagem de Almalaguês, em risco de se perder. Revitalizando os recursos existentes (materiais, humanos e produtivos), resgata um legado tradicional.
 
Glymt
Plataforma de crowdsourcing de vídeos curtos com website e aplicações móveis, a Glymt permite a cada cliente realizar pedidos específicos de vídeo, alcançando resultados customizados, e beneficiar da interpretação criativa da comunidade.

Guava Shoes
Feitos à mão por mestres artesãos portugueses, estes sapados têm como imagem de marca a geometria e arquitetura dos saltos altos. Com uma componente tecnológica, são concebidos  com recurso a impressão 3D e moldes da indústria automóvel.

Horizon47
Design e tecnologia cruzam-se num cadeirão com sistema de som completamente integrado e invisível. Ao utilizador, é proporcionada uma experiência acústica otimizada; ao ambiente é dado um elemento diferenciador.
 
Luggage Driver
Uma alternativa aos cacifos ou outros pontos de armazenamento, assenta na oferta de serviços de recolha, transporte, entrega e armazenamento de bagagens. Entrega em qualquer ponto do país e acompanha os Caminhos de Santiago.
 
Moot
Plataforma online que cria e disponibiliza conteúdos feitos por bailarinos, para bailarinos. Os vídeos de dança desenvolvidos têm como objetivo potencializar a rotina de treinos dos dançarinos de qualquer estilo.
 
Móvel ao Quadrado
A simplicidade construtiva diferencia uma linha de mobiliário que se (des)monta e transporta facilmente, composta por um número reduzido de peças unidas unicamente através de encaixes. A esta eficácia associa-se a componente ecológica: a reciclagem é muito fácil.

Sugo Cork Rugs
Materiais reciclados ou sustentáveis, combinados com um tecido de cortiça, são utilizados na criação de tapetes. O design responsável, inovador e contemporâneo, é o atributo de um projeto que recupera a tradição da arte da tapeçaria.
 
Ynygon
Gaming, competição e espetáculo são os domínios de um projeto focado em videojogos e na criação de eventos associados. Produção de conteúdos ou desenvolvimento de soluções web são áreas que levam uma oferta diversificada a gamers ou empresas.

Como sempre, a escolha não foi fácil. Seguramente, de fora ficaram outros projetos de grande valor. A todos os que concorreram, obrigado! Aos finalistas, parabéns; aos não selecionados uma sugestão: nunca desistam! 
OUTRAS NOTÍCIAS
Uma década a premiar as Indústrias Criativas

Uma década a premiar

as Indústrias Criativas

Life in a Bag a semear por todo o lado

Life in a Bag a

semear por todo o lado

As grandes capitais já conhecem este tapete

As grandes capitais

já conhecem este tapete

Dá visibilidade ao teu programa de dança

Dá visibilidade ao

teu programa de dança

Escola de Startups do UPTEC chega à 10.ª edição

Escola de Startups do

UPTEC chega à 10.ª ediç...

Estes são os vencedores do Prémio!

Estes são os

vencedores do Prémio!

O CLAB convida-te para Serralves

O CLAB convida-te

para Serralves

Reutilizar e poupar com Book in Loop

Reutilizar e poupar

com Book in Loop

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22