ACOMPANHA AS NOVIDADES
SUBSCREVE A NOSSA NEWSLETTER E MANTÉM-TE
A PAR DAS NOVIDADES
NOTÍCIAS
PRÉMIO
LABORATÓRIO
CONTACTOS
RÁDIO MIÚDOS. Para crianças e em português
PARTILHAR
28-06-2017
Primeira rádio para crianças em português, a
Rádio Miúdos
emite exclusivamente online, podendo ser ouvida em
www.radiomiudos.pt
ou através de uma app gratuita (Android e IOS). Com emissão ininterrupta, há 18 meses, chega já a 171 países e territórios em todo o mundo. O projeto, um dos 10 finalistas do Prémio Nacional Indústrias Criativas, foi pensado por Verónica Milagres, professora e cantora lírica. Como diretora da Rádio Milagres, diz-nos aqui tudo o que queremos “ouvir”.
Cuidar da língua, cuidar do futuro
“A Rádio Miúdos é um projeto pioneiro que não se fica pelo estúdio e ‘sai para a rua’, com ateliês de rádio em escolas, instituições, empresas e autarquias, e animação de eventos.
Procura combater o ‘desamparo da língua’ com que muitos emigrantes e os seus filhos se deparam, principalmente os que não têm acesso a escolas de língua portuguesa, de forma a não perderem a ligação à família, a Portugal e à cultura portuguesa.
É também uma ferramenta e ponto de encontro para todas as crianças falantes do Português, e encoraja crianças, pais, professores e comunidades em Portugal, na diáspora e da lusofonia (Brasil, PALOP e Timor) a terem uma participação ativa na emissão como locutores ou criadores, realizando os seus próprios programas, privilegiando a interatividade.”
Em português chega-se ao mundo
“O público-alvo são as crianças portuguesas, luso-descendentes e falantes do Português, seus pais (família) e professores/educadores, residentes em Portugal e no resto do mundo (num universo potencial de 250 milhões de falantes de português) – estamos baseados numa plataforma digital. As Comunidades Portuguesas e o universo Lusófono (como Brasil e PALOP) também são chamados a participar.
O nosso mercado abrange também organizações públicas e corporate.”
Preencheu-se um vazio social
“A ideia de criar a Rádio Miúdos surgiu há cerca de seis, sete anos, inicialmente como uma ferramenta para as crianças e professores portugueses. Poucos anos mais tarde, juntou-se ao projeto o atual coordenador de produção, João Pedro Costa (produtor de rádio e jornalista). Com a ideia de ser uma webradio, abriu-se a possibilidade da ajuda ao universo dos emigrantes e lusodescendentes e à participação de toda a lusofonia. Mas só foi possível concretizar o projecto em 2015 com o 3.º prémio do concurso FAZ-IOP 2015, da Fundação Calouste Gulbenkian (actual parceira) e da COTEC.
Deparámo-nos com um vazio social, que é a falta de apoio dado à comunidade infantil, aos seus pais e educadores em dois contextos:
a. Emigrantes e luso-descendentes, nomeadamente na preservação da língua, história e cultura portuguesas. No processo de adaptação ao novo país de acolhimento, as crianças rapidamente perdem o contacto com o Português e as referências do seu país. Vão perdendo não só a ligação à família e às suas raízes, como poderão ser futuros cérebros e embaixadores que o nosso país estará a perder.
b. Acesso das crianças (e famílias, de todos os estratos sociais) portuguesas e falantes de Português (cerca de 250 milhões) à informação adequada, à cultura e à intervenção na sociedade desde cedo - estão cada vez mais fechadas no mundo virtual ou não têm um ambiente propício para o desenvolvimento cultural e da cidadania ativa.
A Rádio Miúdos permite ajudar a combater estas e muitas outras questões!”
Cada vez mais ouvintes
“Este é um trabalho duro, diário, persistente, mas muito gratificante!
Temos cada vez mais miúdos a participar, de forma regular ou pontual, de Portugal e dos quatro cantos do mundo, sempre em português! Para além dos miúdos também os pais, os avós, os professores e profissionais de várias áreas ligadas à infância e juventude contactam e participam na Rádio Miúdos. Ideias e vontade não nos falta!”
Ganhar com a participação no Prémio
A Rádio Miúdos participou, com os demais finalistas do Prémio, numa imersão empreendedora. “A troca de experiências, a mentoria e a conversa com profissionais de várias áreas fundamentais para a prossecução dos objetivos, colocando o seu saber ao serviço da cada projeto, foi uma mais-valia para cada um dos projetos, mesmo estando em fases distintas de desenvolvimento. À Rádio Miúdos ajudou a clarificar e validar alguns passos.”
Possibilidades infinitas e um estúdio móvel a caminho
“Objetivos, ideias e vontade é o que não nos falta! Estou a repetir-me? Entre eles, estão aumentar sempre a participação dos miúdos e escolas; fazer mais programas variados (temos muitos em lista, alguns já quase a sair), pioneiros e não só; aumentar o número de horas de emissões em direto; fazer emissões pelo país e pelo mundo… Enfim, há tanto que se pode fazer! Nesta rádio, as possibilidades são infinitas! Estamos apenas no começo.
No futuro, queremos vir a ser uma referência para os miúdos, pais e professores falantes de português em todo o mundo.
Para já, estamos empenhados em conseguir montar o nosso estúdio móvel e queremos prepará-lo para o levar a Copenhaga [onde o vencedor do Prémio representará Portugal na Creative Business Cup] e fazer muitas emissões em direto pelo caminho!”
OUTRAS NOTÍCIAS
Porto Design
Accelerator: candidaturas aberta...
Este violino venceu
um iF Design Award
O grande cinema gosta
de Sound Particles
Wonder Cover: quem
quer jogar?
O que podes ganhar com o Prémio?
Municípios do Centro
trabalham em r...
Vamos semear o
calendário e pôr bic...
A galeria de vencedores
Contextile 2018 com
"calls" abertas
Iguaneye lança os Jungle com campanha
de crowdfunding
O mundo grande do The
Next Big Idea
Hard Club celebra 20
anos
A Rádio Miúdos já
chega a 174 países
Quem quer seguir os
pássaros?
Dois grandes projetos
a caminho de Copenhaga!
Portugal cresce na
Rede de Cidades Criativas
Arquitetura aos Gomos
vence Red Dot
Bandas de empresas
fazem o festival
No terraço do hotel está cultivada a
horta
A "cultura líquida" está
no Hub Cri...
O Prémio vai a Copenhaga
com os pés...
Uma Caixa de Música
Digital? Só Ima...
Birdadvisor360°, a app
que observa ...
Boas ideias e bons projetos vão ao
Laboratório
Bem-vindos ao mundo
de Muti Randolph
DATA TAILORS.
Infografias com a história toda
CLAB junta em
Serralves a comunidade criativa
OPEN MUSEUM. A cidade
na palma da mão
CITY CHECK. Descobrir
a cidade através de jog...
WONDER COVER. Joga
com amigos à volta do tabl...
SOUND PARTICLES. De
Leiria para Hollywood
IGUANEYE. Afinal
(não) estamos descalços
Duas vencedoras do Prémio candidatas
aos The Europas
Lisboa celebra o
empreendedorismo
Hole19 chama turistas
aos campos de...
Porto reedita Semana
Start&Scale
O Prémio já tem
finalistas!
A horta da Noocity cabe na varanda
Grandes ideias no
pequeno ecrã
Sensi quer
revolucionar meio musical
Candidaturas
encerradas
Nós e o The Next Big
Idea queremos conhecer-t...
MAIS NOTÍCIAS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20