28-04-2016

Estão encontrados os dez finalistas da 8.ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas. Um deles será o grande vencedor, que representará Portugal na Creative Business Cup.
 
Começa agora a segunda fase da nossa competição, em que participam os finalistas, dispersos por quatro categorias. São eles:
 
CATEGORIA ARQUITETURA E ARTES VISUAIS
Bio Boards
Assume o desafio de produzir skates, pranchas de surf e outros produtos com o mínimo impacto ambiental. Distingue-se pelo material exclusivo e pela configuração única de apenas três rodas, permitindo sensações reais de surf em terra. Produtos ecofriendly, sendo a cortiça portuguesa o material de eleição.
www.bio-boards.net
 
Life in a Bag
Combinando natureza, design e originalidade, oferece produtos que permitem criar uma horta de ervas aromáticas e microvegetais dentro de casa. Pretende inspirar e incentivar as pessoas a cultivar os seus próprios alimentos em espaços reduzidos e com materiais reutilizáveis.
www.lifeinabag.pt
 
Nomada
O projeto pretende contribuir para uma melhor saúde no trabalho/estudo/escola, apresentando um conjunto de produtos inovadores e complementares entre si, com vários atributos: são dinâmicos, centrados no utilizador, fáceis de usar, focados no mercado e acessíveis economicamente para um trabalho mais positivo e uma saúde melhor.
www.weproductise.com
 
Noocity
Investe em soluções que capacitam as pessoas a cultivarem o seu próprio alimento saudável nas cidades. A Noocity Growbed é uma cama de cultivo com sistema de auto-rega, fácil de montar, de baixa manutenção, que permite plantar uma grande variedade de legumes, frutos e ervas em qualquer lugar.
www.noocity.com
 
CATEGORIA CONTEÚDOS E NOVOS MEDIA
Begin.media
Plataforma jornalística, onde jovens profissionais podem publicar e promover os seus melhores trabalhos. Conta com jornalistas de renome, enquanto mentores e editores dos artigos publicados, bem como com uma reformulação inovadora ao conceito de Paywall (sistema de pagamentos online) no jornalismo. Cada autor detalha os custos que teve na produção de cada artigo e pede um contributo ao leitor para os suportar.
http://begin.media/
 
Book in loop
Através de uma plataforma online, suportada por uma rede de postos com dispersão nacional, otimiza o tempo de vida dos livros escolares. Permite reduzir o impacto financeiro do arranque do ano escolar nos orçamentos familiares; reduzir o impacto ambiental da utilização de livros escolares e educar os jovens para os valores da poupança e da boa gestão dos recursos.
www.bookinloop.com
 
Magik Play
Pretende mudar a forma como as crianças brincam e aprendem com os tablets através da interação de tradicionais brinquedos de madeira com um conjunto de apps educativas especiais. Jogos que que transformam o iPad™ num cenário virtual, à frente do qual as crianças poderão fazer construções com blocos de madeira reais, estimulando as capacidades motoras, as noções de espaço, a criatividade e a colaboração.
www.magikbee.com
 
CATEGORIA MÚSICA E ARTES DO ESPETÁCULO
Imaginando
Software para a produção e performance musical com especial foco na música eletrónica.
Assumindo o seu projeto como inovador no contexto nacional, com repercussão a nível internacional, a Imaginando é a primeira empresa portuguesa a criar software comercial dedicado à música electrónica.
www.imaginando.pt
 
Sensi Guitar
Construção e programação de sistemas musicais personalizados. A ideia é desenvolver um sistema de performance musical a partir dos próprios instrumentos e controlos disponíveis, adaptando tudo consoante as necessidades e os objetivos de cada utilizador.
 
CATEGORIA TURISMO E PATRIMÓNIO
Iellow
Desenvolvimento de uma marca de mel, iellow, disponibilizada ao mercado em unidoses, numa embalagem inovadora e diferenciada que permite a utilização do mel de forma muito prática e versátil.
www.iellow.pt
 
Para os finalistas, este é o princípio de um processo que acrescenta valor e dá projeção aos seus projetos. Todos eles participarão, de 9 a 12 de maio, no nosso Workshop de Imersão Empreendedora, uma formação intensiva e dinâmica em que irão desenvolver os seus modelos de negócio.
Segue-se, até 30 de junho, o período de elaboração e envio, ao júri do concurso, do Conceito de Negócio pelos concorrentes. Neste processo contam com o apoio de mentores do meio empresarial e académico.
 
O vencedor do Prémio será conhecido, como sempre, no Super Bock Laboratório Criativo, a realizar-se em julho e uma vez mais a fazer a pré-abertura do Super Bock Super Rock, em Lisboa. Nesta cerimónia serão também atribuídos os Prémios de Categoria.
O grande vencedor recebe 25 mil euros para investir no seu projeto. Torna-se, de imediato, o representante de Portugal na Creative Business Cup, a competição mundial de Copenhaga.
Para todos os finalistas, esta é uma oportunidade única de acesso a mentoring, networking e visibilidade pública.
 
De fora, devemos salientar, ficaram muitos e bons projetos. É com pena que não os selecionamos, mas esta é a contingência de um concurso… Resta-nos, pois, agradecer a todos os que concorreram ao Prémio e desejar-lhes o maior sucesso!
OUTRAS NOTÍCIAS
O Prémio vai a Copenhaga com os pés confortáveis

O Prémio vai a

Copenhaga com os pés confortáv...

Boas ideias e bons projetos vão ao Laboratório

Boas ideias e bons

projetos vão ao Laboratóri...

Bem-vindos ao mundo de Muti Randolph

Bem-vindos ao mundo

de Muti Randolph

DATA TAILORS. Infografias com a história toda

DATA TAILORS.

Infografias com a história toda

IGUANEYE. Afinal (não) estamos descalços

IGUANEYE. Afinal

(não) estamos descalços

Duas vencedoras do Prémio candidatas aos The Europas

Duas vencedoras do

Prémio candidatas aos The ...

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18