16-01-2017

Cidade portuguesa acolhe em outubro a primeira conferência mundial Tomorrow Comes Today. Encontro reúne os diferentes agentes da indústria musical e promete tornar o Porto num palco imenso.
 
É mais uma conquista de João Afonso. O CEO e cofundador da startup Musikki (vencedora do Prémio Indústrias Criativas 2013) e da plataforma Exclusiph (que alavanca o recém-lançado magazine Beats per image) acaba de assegurar a organização, no Porto, da primeira edição da Tomorrow Comes Today, uma conferência internacional em que os principais pensadores e players da música “vão refletir sobre o passado, discutir o presente a imaginar o futuro da indústria musical”.

Durante dois dias (12 e 13 de outubro), o evento vai transformar a cidade portuguesa “na capital mundial da música”, como se pode ler em comunicado à Imprensa. Nele vão participar “os mais influentes” interventores da cena musical global, desde artistas e bandas a responsáveis por etiquetas da indústria; managers, editores, promotores, empreendedores, investidores e marcas “vão estar sob o mesmo teto para debaterem abertamente sobre as suas preocupações, necessidades e expectativas para os próximos anos”.

Segundo João Afonso, a ideia de realização da TCT “surgiu em conversa com outras pessoas da indústria musical mundial. As conferências existentes [no setor] têm tendência em segmentar a indústria: ou são mais focadas na tecnologia ou mais focadas na música. Para nós essa distinção já não faz sentido. A tecnologia faz parte da indústria musical. O tipo de negócio que fazemos na Musikki/Exclusiph  obriga-nos a contactar com todos os stackholders na nova indústria musical, com quem temos uma excelente relação”. Face a este posicionamento, o empreendedor português foi desafiado a liderar este projeto, que pretende “abrir o espaço a um saudável confronto de ideias e produzir resultados práticos que possam influenciar o caminho da indústria musical”.
Inicialmente, salienta o mesmo responsável, “a ideia era realizar a conferência em Londres”. Felizmente para nós, João Afonso insistiu que “o local ideal para evento mundial teria de ser a bela cidade do Porto". E ganha com isto o país inteiro.

A Tomorrow Comes Today, um projeto independente, não pretende substituir qualquer outra conferência sobre a música já existente, mas antes adicionar uma abordagem diferente ao palco desta indústria, “causando impacto prático”. Nesse sentido, contará com painéis de participantes ecléticos, juntando diferentes stakeholders em torno de temas pertinentes.
Conversas, conferências e workshops darão corpo a um encontro em que a componente artística está omnipresente. Conte-se com boas performances, concertos, showcases e exposições por toda a cidade entre 12 e 14 de outubro, no que se torna também numa oportunidade de divulgar o Porto como destino de eleição.
O website oficial da TCT é lançado em 14 de fevereiro, altura em que serão anunciados os primeiros oradores e principais sponsors. E nós vamos estar atentos…

A TCT’17 é mais uma iniciativa de alguém que assume uma estratégia global sem esquecer a iniciativa local. A realização no Porto dos concertos Sofar Sounds é outro dos eventos por que responde João Afonso, situando bem a cidade e Portugal no mapa mundial.

(A ilustrar este artigo e na abertura do nosso website, imagens de João Afonso - fotografias com DR)
OUTRAS NOTÍCIAS
Dois grandes projetos a caminho de Copenhaga!

Dois grandes projetos

a caminho de Copenhaga!

Portugal cresce na Rede de Cidades Criativas

Portugal cresce na

Rede de Cidades Criativas

Bandas de empresas fazem o festival

Bandas de empresas

fazem o festival

Bem-vindos ao mundo de Muti Randolph

Bem-vindos ao mundo

de Muti Randolph

DATA TAILORS. Infografias com a história toda

DATA TAILORS.

Infografias com a história toda

CLAB junta em Serralves a comunidade criativa

CLAB junta em

Serralves a comunidade criativa

OPEN MUSEUM. A cidade na palma da mão

OPEN MUSEUM. A cidade

na palma da mão

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19