23-10-2017

O Sistema Gomos, solução de arquitetura modular desenvolvido pelo estúdio portuense Summary, venceu o prémio Red Dot: Design Concepts, na categoria “Habitat”. É o reconhecimento internacional de um projeto distinguido na edição 2015 do Prémio Nacional Indústrias Criativas 2015.

Concebido por Samuel Gonçalves, este sistema permite construir com extrema facilidade edifícios de diferentes dimensões. O processo de construção é flexível e evolutivo, ou seja, pode começar-se por um T2 e ampliar-se para um T3 ou T4, o que se desejar... Na base estão peças standard em betão armado, os chamados gomos. Cada módulo sai da fábrica pronto e a instalação é fácil e rápida. Melhor ainda, é ecologicamente sustentável.

Em declarações ao P3, o autor lembra que este sistema permite construir "edifícios de elevada resistência estrutural em tempo recorde”, sendo “cinco a seis vezes mais rápido do que o tempo médio de construção em Portugal”. Samuel Gonçalves conta ainda que o Gomos se destaca num “contexto de emergência arquitectónica que se faz sentir à escala global” de duas formas: o crescimento populacional nas cidades, “sem precedentes e num intervalo de tempo muito curto”, e o “imediatismo” cada vez mais desejado por uma “sociedade global acelerada”.

Startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a Summary terá o Sistema Gomos exposto no Museu de Design Red Dot, em Singapura, até final de janeiro do próximo ano.
OUTRAS NOTÍCIAS
Uma década a premiar as Indústrias Criativas

Uma década a premiar

as Indústrias Criativas

Life in a Bag a semear por todo o lado

Life in a Bag a

semear por todo o lado

As grandes capitais já conhecem este tapete

As grandes capitais

já conhecem este tapete

Dá visibilidade ao teu programa de dança

Dá visibilidade ao

teu programa de dança

Escola de Startups do UPTEC chega à 10.ª edição

Escola de Startups do

UPTEC chega à 10.ª ediç...

Estes são os vencedores do Prémio!

Estes são os

vencedores do Prémio!

O CLAB convida-te para Serralves

O CLAB convida-te

para Serralves

Reutilizar e poupar com Book in Loop

Reutilizar e poupar

com Book in Loop

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22