23-10-2017

O Sistema Gomos, solução de arquitetura modular desenvolvido pelo estúdio portuense Summary, venceu o prémio Red Dot: Design Concepts, na categoria “Habitat”. É o reconhecimento internacional de um projeto distinguido na edição 2015 do Prémio Nacional Indústrias Criativas 2015.

Concebido por Samuel Gonçalves, este sistema permite construir com extrema facilidade edifícios de diferentes dimensões. O processo de construção é flexível e evolutivo, ou seja, pode começar-se por um T2 e ampliar-se para um T3 ou T4, o que se desejar... Na base estão peças standard em betão armado, os chamados gomos. Cada módulo sai da fábrica pronto e a instalação é fácil e rápida. Melhor ainda, é ecologicamente sustentável.

Em declarações ao P3, o autor lembra que este sistema permite construir "edifícios de elevada resistência estrutural em tempo recorde”, sendo “cinco a seis vezes mais rápido do que o tempo médio de construção em Portugal”. Samuel Gonçalves conta ainda que o Gomos se destaca num “contexto de emergência arquitectónica que se faz sentir à escala global” de duas formas: o crescimento populacional nas cidades, “sem precedentes e num intervalo de tempo muito curto”, e o “imediatismo” cada vez mais desejado por uma “sociedade global acelerada”.

Startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a Summary terá o Sistema Gomos exposto no Museu de Design Red Dot, em Singapura, até final de janeiro do próximo ano.
OUTRAS NOTÍCIAS
O Prémio vai a Copenhaga com os pés confortáveis

O Prémio vai a

Copenhaga com os pés confortáv...

Boas ideias e bons projetos vão ao Laboratório

Boas ideias e bons

projetos vão ao Laboratóri...

Bem-vindos ao mundo de Muti Randolph

Bem-vindos ao mundo

de Muti Randolph

DATA TAILORS. Infografias com a história toda

DATA TAILORS.

Infografias com a história toda

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19